quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Convocatória

CONVOCATÓRIA
PUBLICAÇÃO

Grupo de Pesquisa

Dramatis – Dramaturgia: mídias, teoria, crítica e criação.


Em novembro de 2008, foi criado o Grupo de Pesquisa Dramatis – Dramaturgia: mídias, teoria, crítica e criação. Liderado pela professora Dra. Cleise Furtado Mendes – docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - PPGAC/UFBA, professora de Dramaturgia na Escola de Teatro da UFBA e pesquisadora do CNPQ –, o grupo também é composto por professores e pesquisadores de Artes Cênicas, Letras e Comunicação.

Pela sua área de abrangência a atuação epistemológica, está associado às atividades da Linha 4 de pesquisa do PPGAC (Dramaturgia, História e Recepção - Pesquisas relativas à criação dramatúrgica para diversas funções e meios, historiografia, recepção, crítica e teoria do drama), mas envolve também a Linha 1 e seus pesquisadores: Antônia Pereira, Cleise Furtado Mendes, Elisa Mendes, Hebe Alves da Silva, Iara Sydenstricker, Luiz Felipe Botelho, Marcos Barbosa, Raimundo Matos de Leão e Cássia Lopes. São integrantes também outros nomes de pesquisadores da Linha 2: Evelina Hoisel, Guilherme Maia, Luiz Cláudio Cajaiba, Luiz César Alves Marfuz e Vera Motta. O projeto, no elenco heterogêneo de seus membros participantes, pretende reunir e integrar a produção artística e crítico-teórica de diferentes áreas de saber, agregando professores, bem como mestrandos e doutorandos, com projetos vinculados às áreas de estudos contempladas pelos pesquisadores citados.
         
O Dramatis caracteriza-se como um espaço de interseção entre as diversas funções e meios que hoje configuram o campo das práticas dramatúrgicas. Além de sua tradicional associação com as artes cênicas, tais práticas vêm sendo enriquecidas por novas relações entre criadores e receptores, graças à crescente demanda lançada por outros meios audiovisuais, que abrem possibilidades antes insuspeitadas para a experimentação de novos formatos para comunicação das obras dramatúrgicas. Ao mesmo tempo, a complexidade e a rapidez de difusão dessa praxis interpela decisivamente, em inúmeras questões, o conhecimento construído pela tradição crítico-teórica do drama. 

Assim, o grupo reúne projetos que investigam desde os diversos processos de composição dramática na contemporaneidade – como adaptações de textos, escrita e tradução de peças e roteiros para o palco, TV, vídeo, rádio e cinema – até estudos de teoria, história e crítica do drama. Para afirmar a interlocução de vozes sobre o tema do Dramatis, está sempre prevista, anualmente, a publicação de um livro.  

Será lançado, em 2011, o segundo livro do Dramatis, que receberá novos textos de colaboradores para a sua segunda publicação, informando que os ensaios devem se inserir na temática geral do grupo de pesquisa e devem seguir as normas previstas para edição:


1.    Envio do original em Microsoft Word, Times New Roman, 12; interlinha 1,5; texto justificado; título centralizado, em negrito; nome do autor à direita, com nota contendo titulação, instituição e e-mail.
2.    Mínimo de 10 páginas, máximo de 15.
3.     Notas de pé de página, em Times New Roman, 10, interlinha simples, texto justificado.
4.    Citações de até três linhas, no corpo do texto entre aspas, com mais de três linhas, recuadas à esquerda (4 cm de recuo) em bloco destacado, com interlinha simples, justificado e sem aspas.
5.    Sistema de chamada: autor-data, conforme ABNT.
6.    Referências no final do texto.
7.    Texto revisado sob responsabilidade do autor, acompanhado de declaração autorizando a publicação.
8.    Os conceitos emitidos em textos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
9.    Prazo para entrega dos originais: recebemos textos em fluxo contínuo
10. E-mail para envio do texto: entrar em contato por intermédio do blog DRAMATIS
Salvador, 30 de setembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário